5 sinais que podem indicar o começo de uma depressão – 99Truques

5 sinais que podem indicar o começo de uma depressão

Artigo verificado

Infelizmente, a depressão ainda é uma das doenças que mais atacam as pessoas, principalmente nos tempos atuais.

Dessa forma, ela se trata de uma doença ainda bastante complicada de ser diagnosticada, mas que requer o tratamento intensivo nesses casos.

No entanto, um dos primeiros passos para detectar um possível começo, é o autodiagnóstico, existindo alguns sinais que poderão indicar.

Portanto, nesse artigo, citaremos os 5 sinais principais que poderão indicar o começo de uma possível depressão, e assim realizar o tratamento o quanto antes.

Esses sinais podem indicar o começo de uma depressão

Antes de citarmos os sinais que podem indicar uma possível depressão, é importante que você conheça algumas das suas principais causas.

Assim, por mais que ainda seja bastante estudada, para encontrar a sua possível origem, existem algumas causas principais, como:

  • Medicamentos (efeitos colaterais causados)
  • Uso excessivo de drogas ou álcool
  • Dependência 
  • Problemas de relacionamento familiar ou pessoal
  • Traumas, por exemplo: falecimento de um ente querido 
  • E dentre outros

Ou seja, devido a várias causas, é de extrema importância conhecer alguns de seus sinais.

1 – Indisposição para as atividades mais simples

Um dos primeiros sinais que podem indicar uma possível depressão, é o cansaço e a indisposição frequente.

Assim, atividades que eram prazerosas de serem feitas, e que causavam alegria, acabam se tornando cansativas e estressantes.

Dessa forma, é comum que o indivíduo acabe querendo ficar mais isolado, sem ter contato com pessoas e o ambiente, por grande quantidade de tempo.

Ou seja, caso ocorra esse tipo de mudança, é importante a procura de uma orientação medica e psicológica.

No entanto, não acabe confundindo timidez, que é não gostar de certos locais, com depressão, uma vez que são bem diferentes.

2 – Aumento da tristeza

A tristeza é com toda certeza um dos sinais mais fortes e mais detectáveis de um possível começo de depressão.

Desse modo, essa tristeza é bem mais intensa do que comumente, onde é ela tem uma certa frequência e geralmente grande intensidade.

Além disso, em conjunto com essa tristeza, pode vim também uma mudança no humor, e até mesmo um aumento na agressividade.

Portanto, caso esse sintoma ocorra por muitos dias, é necessário a busca por ajuda psicológica, para realizar um estudo e possível tratamento desse caso.

3 – Baixa na autoestima e negatividade com sentimento de culpa

Outro grande sintoma que pode ser facilmente detectado, é a baixa autoestima, onde o indivíduo acaba não se sentindo satisfeito muitas vezes com as roupas, corpo e dentre outras coisas.

Além disso, acaba sendo muito presente também o sentimento de culpa, uma vez que para todos os problemas, a pessoa é o culpado.

Ou seja, muitas vezes fica presente aquele sentimento de que a pessoa não soma em nada no mundo, e que tudo é causado por ela.

Sendo assim, se for presenciado esse tipo de sinal é muito importante a busca por ajuda psicológica e médica, uma vez que a depressão pode estar se tornando bem avançada.

4 – Alteração no apetite e sono

Acaba sendo um dos sinais mais comuns quando indicado um começo de depressão, é a alteração no sono e no apetite.

Dessa forma, é comum que o indivíduo acabe tendo muito ou pouco sono, com horários desregulados, o que aumenta a sensação de fadiga.

Por conseguinte, é comum também a alteração no apetite, onde pode ocorrer de comer muito, ou comer pouco, causado principalmente pela ansiedade.

Portanto, é um sinal simples, mas que acaba sendo um dos sintomas mais comuns de quem possa estar com depressão.

5 – Dor em algumas regiões do corpo

Você sabia que acaba sendo comum o aparecimento de dores em alguns lugares do corpo, em uma possível depressão?

Assim, esse problema não é algo que afeta apenas o psicológico, podendo estar presente no físico.

Desse modo, pode ocorrer fortes dores de cabeça, fadiga excessiva e dores nos músculos e pescoço, pressão na região do tórax e etc.

Ou seja, se esses sinais vierem acompanhados de algum dos outros citados nessa lista, é importante ficar atento, e procurar ajuda psicológica.

Considerações finais

A depressão é com toda certeza uma doença complicada, e que quando mais cedo se der o diagnóstico, mais fácil se torna o tratamento.

Espero que tenha gostado.

Nos vemos em breve.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *